Home » Curitiba » Clima e Temperatura em Curitiba

Clima e Temperatura em Curitiba

Saiba em detalhes uma das informações mais importantes de sua viagem: como é o clima e temperatura em Curitiba. Saia na frente e se planeje sabendo todas as dicas! Se você está planejando conhecer a capital do Paraná, e não sabe como é o clima da cidade, fique ligado nas nossas dicas. Curitiba é uma linda cidade no Brasil e seu clima é o subtropical. Venha conhecer esse lugar de estações bem definidas.

Clima e temperatura em Curitiba

Temperaturas médias em Curitiba

Veja abaixo como são as temperaturas em Curitiba durante todo o ano.
Clima e temperatura em Curitiba: Gráfico
O gráfico nos mostra a variação de temperatura, sendo a mínima 12° e a máxima 20°, e as chuvas bem distribuídas. Podemos observar a forte relação “chuva x temperatura”. Além disso, verifica-se que os meses mais quentes são janeiro e dezembro e os mais frios são junho e julho. A seguir,  veja mais sobre o clima e temperatura em Curitiba.

Verão

Para explicar melhor o clima e temperatura em Curitiba, dividiremos esse post por estações, assim ficará mais fácil para você se localizar e entender como funciona o tempo em cada período. O verão em Curitiba começa a partir de dezembro e vai até março, e é nesse período que a temperatura atinge seus maiores números. No verão, a temperatura média é 21°C e pode chegar em 30°C. Na nossa opinião essa é a melhor época para conhecer Curitiba.

Clima e temperatura em Curitiba: Verão

Outono

O outono é encantador. O céu fica azul anil e as folhas ganham tons alaranjados (vide imagem abaixo). Essa estação compreende os meses de março, abril, maio e junho. A temperatura é muito agradável… diríamos que trata-se de um meio termo que aproveita o melhor do verão e do inverno. É amante de fotografias? Então essa estação deve ser sua escolha. Você vai se surpreender com o tanto que o outono de Curitiba é fotogênico!

Clima e temperatura em Curitiba: Outono

Inverno

Como dissemos, as estações em Curitiba costumam ser bem marcadas e definidas. Sendo assim, no inverno as temperaturas caem e variam de 10°C a 15°C. Esse tempinho frio e bem diferente do resto do Brasil, dura de junho a setembro.  As condições climáticas desta estação são ideais para a formação de geadas e nevoeiros, principalmente nas primeiras horas da manhã e à noite. Se você gosta de frio, essa estação é boa. Quer ver neve? Calma, também não é assim! A ocorrência de neve é bem rara (mais ou menos uma vez a cada dez anos). Só por curiosidade, oficialmente a neve foi registrada nos anos de 1889, 1892, 1912, 1928, 1943, 1955, 1957, 1963, 1975, 1979, 1981 e 1988. 
Clima e temperatura em Curitiba: Inverno

Primavera

Dizem que a primavera é uma das estações mais encantadoras e isso não é diferente em Curitiba. A estação das flores que se inicia em setembro e se estende até dezembro, é marcada por ser um período de clima mais agradável. Um período em que é possível curtir o dia ao ar livre e apreciar as belas paisagens coloridas. O volume de chuva é superior ao volume do período do inverno, mas nada muito diferente, até porque, em Curitiba, as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano inteiro. Já as temperaturas começam a subir a partir de setembro e variam, em média, de 15°C a 20°C.

Clima e temperatura em Curitiba: Primavera

Como achar hotéis por preços imbatíveis em Curitiba

Uma ótima dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis, na região que você quer e economizar muito na hospedagem no Brasil é usar esse Pesquisador de Hotéis. Nós sempre usamos, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Sem falar que ele tem todos os hotéis de Curitiba e do mundo nas suas pesquisas e preços imbatíveis pela forte negociação que fazem com os hotéis. Nós sempre fazemos nossas reservas por lá para não ter problemas e sempre economizamos muito. E tem a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um. Uma dica que é excelente é quando fizer a pesquisa, filtrar depois por “Bairro”, onde você pode selecionar as regiões, e também “Avaliações dos hóspedes” e colocar “Muito bom para cima”. Você terá uma pesquisa com os melhores hotéis, nas melhores regiões e com avaliações excelentes dos hóspedes. É a garantia de uma excelente hospedagem pelo melhor preço. E veja abaixo a dica do cancelamento grátis que é ótima e vale muito a pena.

Hotéis em Curitiba
Uma outra dica legal para quem vai reservar o hotel é que esse buscador têm uma parceria fortíssima com os estabelecimentos e eles oferecem cancelamento grátis para a maioria dos hotéis. Na busca, é só ver os hotéis que estão escritos “Cancelamento gratuito” igual à imagem a cima. Então você pode já reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço, e se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum. Como os preços sobem muito rápido de um dia para o outro e os melhores hotéis se esgotam rápido, nossa dica é entrar e já fazer a sua reserva em um bom hotel para garantir. Já chegamos a ficar sem o hotel que queríamos e pagar mais caro em outro por questão de horas.

Está pensando em alugar um carro em Curitiba? Veja essas dicas!

Agora que você já sabe tudo sobre o clima e temperatura em Curitiba, saiba que alugar um carro é uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem, mesmo se onde você for ficar em Curitiba for uma região bem localizada. Com o carro você pode ir conhecer lugares lindos que são mais afastados, explorar melhor a cidade e ter liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser. Veja mais dicas para alugar um carro pelo melhor preço em Curitiba.
Dicas para alugar um carro em Curitiba

Dica 1: Alugue o carro com muita antecedência em Curitiba:

A primeira dica é reservar com a maior antecedência possível pela Internet. Assim como os hotéis nas melhores localizações de Curitiba, quanto antes você reservar, bem mais barato vai pagar.

Dica 2: Incríveis comparadores de preços:

Pesquise muito em todas as locadoras de carro de Curitiba para achar o melhor preço. Existem alguns comparadores de preços de carros que são excelentes e fazem todo esse trabalho por você, achando preços incríveis. Em poucos segundo você vai ter na sua tela todas as opções de aluguel de carro nas melhores empresas e é só escolher a mais barata. Esses são os dois comparadores que sempre usamos e são os melhores do mundo. Use os dois e veja qual tem o melhor preço, para economizar ainda mais.
  1. Comparador de aluguel de carros brasileiro: Maior comparador do Brasil, parcela em até 12 vezes, não tem IOF e o pagamento é feito em reais.
  2. Comparador de aluguel de carros internacionalMaior comparador do mundo, tem mais empresas na sua busca, encontra preços imbatíveis e promoções incríveis.

Dica 3: Alugue nas melhores locadoras de Curitiba

Prefira empresas maiores e de confiança como a Alamo, Localiza, National, Hertz, Dollar, Budget e Avis. São de confiança e não importa o lugar onde for ficar em Curitiba, sempre terá uma delas perto de você e em todos os aeroportos.

Veja outras matérias de Curitiba:

O que fazer em Curitiba: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Onde ficar em Curitiba: Melhores regiões para se hospedar na cidade.
Melhores passeios em Curitiba: Dicas de passeios imperdíveis na cidade.
O que fazer à noite em Curitiba: Dicas de restaurantes, bares e baladas.